LIBIDO e distúrbios sexuais - transgeracionais

Sua sexualidade em constelações familiares e sistemicas, uma terapia para casais et despertar o desejo, ecrito por Cedric da Pazinata. LIBIDO e distúrbios sexuais - transgeracionais.
Escrito por Cedric DUPUIS

Saúde sexual e Constelações Familiares e Sistêmicas :

O tema da sexualidade no desenvolvimento pessoal, meu breve ponto de vista :

  • Traumas e lealdades familiares alienantes podem causar problemas, principalmente nos relacionamentos em geral, especialmente nos relacionamentos emocionais e amorosos (incluindo a solidão) e, é claro, nos sexuais: disfunção precoce e colapso ou impotência sexual, ausência de desejo sexual (anafrodisia) ou orgasmo nas mulheres, masturbação compulsiva, vida sexual com ausência de relações sexuais/aversão ou dificuldades com relações sexuais e "fazer amor", menopausa difícil etc.
  • Não é incomum que, durante uma Constelação, o processo traga à tona energias sexuais (desejo edipiano, etc.).

Esclarecer os relacionamentos (desintegrar, honrar, etc.) devolve o "poder pessoal e sexual" à pessoa. Isso significa passar das dificuldades sexuais para a realização sexual.
NB : isso pode soar como "terapia", mas para mim a estrutura de uma sessão individual ou workshop é de desenvolvimento pessoal (não sou clínico ou sexólogo, apenas um facilitador de Constelação Sistêmica treinado em terapia sexual).

 

Exemplo : uma mulher, em uma sessão individual de Constelação Familiar, tem anorgasmia e expressa seu pedido pessoal de "poder gozar com seu homem".
Em seu sistema familiar, rapidamente descobrimos lealdades à sua avó (cristã), que foi abusada/humilhada por um homem, e transmissões inconscientes ao filho dessa mulher (o pai do consultor).
No final da sessão, o parceiro da consultora não era mais simbolicamente seu pai, a quem ela estava protegendo dos riscos sexuais como se fosse a avó!
Assim, a consultora saiu de suas crenças inconscientes, redescobriu seu lugar e seu poder pessoal (!), a alegria, o desejo de brincar e desfrutar dos prazeres da vida como uma mulher livre.

  • Obviamente, a abordagem energética das Constelações Familiares acolhe as grandes feridas, especialmente as psicológicas, com o objetivo de transcendê-las. Muitas vezes, os personagens da vítima e do agressor são propostos nas Constelações, com as precauções que isso implica, para evitar a atuação, principalmente com raiva, ou para garantir a integridade física de cada um dos Representantes.
  • Como facilitador, posso sugerir o uso de personagens durante um workshop, incorporando representações sexuais ou conceituais; sem tabus, e somente com a concordância da pessoa que está sendo constelada: "sexo da mulher" e "sexo do homem", o "sagrado feminino", um "ancestral masculino respeitoso" etc.

Para lidar com dificuldades relacionais ou existenciais, as questões e os símbolos são colocados em Constelações Sistêmicas, com o objetivo energético da transcendência.
Com delicadeza, em uma estrutura de segurança e benevolência para o desenvolvimento pessoal.

Outra coisa: é possível fazer Constelações em grupo para casais. Trabalhe em você mesmo, com seu parceiro, com a experiência e a relevância do facilitador.



 #problemas sexuais, #falta de sexualidade, #dificuldades de relacionamento, #libido, #desejo
#Constelação Familiar, #Constelações Sistêmicas, #Treinamento em Constelações Familiares, #Escola de Constelações, #Organização, #Instituto, #Treinamento, #Constelador, #Pazinata, #CedricDupuis